quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA


No mundo Digital em que vivemos, é cada vez mais importante reforçar e apresentar os temas da “Segurança digital” e “Navegar com Segurança”, alertando os nossos alunos para os perigos existentes nesse mundo e informá-los como se podem proteger.


Para comemorar o “Dia da Internet mais Segura” (11 de fevereiro), durante o mês de fevereiro foram desenvolvidas várias atividades para despertar a atenção dos alunos para os perigos/segurança do mundo Digital.

No dia 6 de fevereiro, na Biblioteca da Escola Básica de Olival, foram realizadas palestras com os Agentes da “Escola Segura” para todas as turmas do 5º ano.


   

Na semana de 17 a 21 de fevereiro, a Biblioteca realizou um jogo, que designou de “Bingo” com uma sessão para todas as turmas do 6º ano, acompanhadas pelo docente de Cidadania e Desenvolvimento. Em cada uma das sessões foram visualizados dois vídeos e posterior Brainstorming de palavras retiradas de uma tômbola. Aos alunos que completaram o jogo e realizaram “Bingo” foi atribuído um certificado e um prémio simbólico.





 




Em articulação com a disciplina de TIC, todos os 7º anos da nossa escola criaram uma nuvem de palavras, com expressões sobre este tema e que partilharam com a nossa comunidade, através da criação de um Muro Digital (Padlet), incentivando toda a comunidade à adoção de uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias e ambientes digitais.



Made with Padlet

Todas as atividades desenvolvidas contribuíram para a divulgação da temática e para incentivar os alunos e seus pares à utilização segura e responsável da Internet e dos ambientes digitais, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.