DAC_7D

1º Período


O Arouca Geopark

Pode definir-se como um livro vivo que conta, em silêncio, a fantástica história da Terra, um lugar onde se poderia recuar no tempo, até ao início de uma história com mais de 500 milhões de anos. Este lugar possui 41 geosítios, isto é, sítios de interesse geológico, monumentos megalíticos e habitats riquíssimos abrigando espécies que vivem de forma livre, independente e autónoma, aparecendo, aos nossos olhos, com todo o seu esplendor.  Todo o município de Arouca está classificado como Geoparque Mundial da UNESCO. (Arouca Geopark, 2019).

A mamoa da Portela de Anta é um exemplo de um monumento megalítico. O granito nodular da Castanheira, Frecha da Mizarela e as Pedras Boroas do Junqueiro são 3 exemplos de geosítios visitados pelos alunos de 7º ano da Escola Básica de Olival no dia 15 de novembro de 2019.

O Miradouro da Frecha da Mizarela é um geossítio que permite desfrutar de uma panorâmica de grande impacto estético. Parte da sua beleza cénica deve-se à presença da maior queda de água do território nacional continental. A queda de água da Mizarela localiza-se precisamente no contacto entre o granito da Serra da Freita e as rochas sedimentares. A erosão fluvial atua de forma mais intensa sobre os xistos presentes no local do que sobre o granito que constitui o leito do rio. Assim, ao longo do tempo foi estabelecido um desnível progressivamente maior entre as duas litologias.



As Pedras Parideiras são afloramentos rochosos que tem vindo a ser alvo de visitas desde longa data, devido à excepcionalidade das suas características que inclusive, motivaram uma delapidação séria deste património, em parte devido à crença popular nas virtudes associadas à fertilidade, atribuídas aos nódulos. Estas Pedras são uma forma rara de granito que liberta nódulos. Estes nódulos apresentam uma estrutura concêntrica com três camadas: um núcleo constituído por quartzo e feldspato, uma zona intermédia com quartzo, moscovite e biotite e o revestimento externo de biotite.  


As Pedras Boroas do Junqueiro localizam-se num dos relevos residuais graníticos do planalto da serra da Freita, sendo constituído por um conjunto de blocos graníticos. A superfície de um desses blocos de grandes dimensões encontra-se fortemente fissurada, com estrutura poligonal. As fissuras têm apenas alguns centímetros de profundidade e estendem-se por toda a superfície, delineando relevos de forma poligonal, regra geral com 5 a 6 lados irregulares.



O planalto da Serra da Freita foi pois, à semelhança de outras áreas de montanha, uma área dedicada à necropolização. As mamoas são um testemunho dessa arte sepulcral e de eventuais rituais associados ao sepultamento.

A Mamoa da Portela da Anta trata-se de um monumento que se insere no domínio do megalitismo, sendo o elemento mais imponente deste tipo de necrópole/santuário na área em referência. É uma sepultura megalítica de corredor, elemento este que confere raridade ao sítio. Esta mamoa possui uma couraça lítica de natureza granítica que envolve o dólmen ou anta de corredor, encontrando-se os seus numerosos esteios em razoável estado de conservação. Este tipo de construção encontra-se associado a uma maior complexidade social, bem como aos rituais associados à morte. No seu centro existiu uma sepultura em fossa que era coberta por uma tampa feita de uma laje em xisto.


No domínio da flora, a cobertura arbórea é escassa. Atualmente pode encontrar-se o pinheiro bravo, o eucalipto e ainda o carvalho-alvarinho e o carvalho-negral. Junto à Frecha da Mizarela, encontram-se sobreiro e a azinheiras. Nas margens dos rios, encontram-se amieiros, bem como salgueiros. A fauna autóctone é diversa. Os visitantes devem de aprender a conhecê-la, divulgá-la, mas também a preservar.
  


Trabalho realizado por:
Alexandre Silva, nº 1, Eduarda Ferreira nº 7, Helena Teixeira nº 10, Miguel Neves nº 16

Arouca Geopark, 2019 Disponível em: 




Visite d´études au Geopark à Arouca

Le Geopark est situé dans le quartier d´ Aveiro et dans la  région de Arouca.
Au Geopark, nous pouvons visiter les sentiers et les allées de Paiva.
Nous pouvons découvrir plusieurs itinéraires comme la route des géossites, la route géotouristique européenne atlantique et la route de l´eau et de la pierre.
Nous pouvons aussi  visiter des villages traditionnels, des monuments, des musées et des unités d´interprétation et des stations de biodiversité.
Le géopark d´Arouca compte 328 kilomètres carrés et 41 géossites.

La classe 7ème D
Les élèves: Inês Pedrosa, Carolina, Carlos Lopes e Beatriz

0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.