(re)Criar a biblioteca

    



Novembro de 2021:

A Biblioteca da Escola Básica do Olival integrou a Rede de Bibliotecas Escolares em 2000 e desde essa data que o espaço não sofreu alterações quer ao nível da organização das áreas que compõem a biblioteca, quer ao nível de mobiliário.

Estava na altura certa de entregar a candidatura (re)Criar a biblioteca, à Rede de Bibliotecas Escolares.

Objetivos:
1. Requalificar a Biblioteca, criando um espaço dedicado ao pré-escolar e 1.º Ciclo para a dinamização de atividades em torno da leitura que conjugam diferentes
formatos (leitura em voz alta, leitura partilhada, dramatização, teatro, produção de recursos de animação da leitura);

2. Melhorar o serviço de leitura disponibilizado: ao 1.º ciclo e pré-escolar, dando resposta a projetos que estão a ser desenvolvidos (Leituras em Família: Leitura em Vai e Vem e Já sei ler); ao 2.º e 3.º Ciclos (10 minutos a ler e Clubes de Leitura); e empréstimo domiciliário para todos os ciclos;

3. Melhorar os espaços de lazer e de trabalho de forma a aumentar a taxa de utilização da Biblioteca por parte dos alunos de forma autónoma e de forma orientada com o professor (grupo turma).



Dezembro de 2021:

A Direção do Agrupamento assumiu a reparação do pavimento da biblioteca (raspagem e envernizamento); pintura das paredes; reforço e relocalização da instalação elétrica com vista a uma reestruturação do espaço dedicado ao equipamento informático.

Assim, no último dia de aulas do 1.º período o espaço da Biblioteca entrou em obras... Todo o mobiliário, equipamento e fundo documental foi retirado para que a intervenção fosse possível na interrupção letiva do Natal.
Foi fundamental o trabalho da equipa da BE, mas não podemos deixar de agradecer a ajuda de duas turmas (7.ºB e 9.ºE) na deslocação dos livros e mobiliário para um espaço temporário.

  


Obrigada aos elfozinhos!

A intervenção incidiu em:
  • lixar e envernizar o chão;



Janeiro de 2022:

  • pintura de paredes (obrigada aos assistentes operacionais Raúl, Manuel e Otília);

  • pintura do teto (obrigada aos funcionários da Câmara Municipal de Gaia);
  • aquisição de mobiliário e equipamento (Direção do Agrupamento);
   

  • reorganização do espaço com áreas distintas (área de trabalho, uma área de leitura informal e cantinho para o 1.º Ciclo e Pré-escolar);

 



   

   

No final do mês abrimos o espaço para acolher os alunos e professores.

   




Fevereiro de 2022:

No dia 9, a RBE publica a lista de escolas apoiadas...

Estamos de Parabéns!!


No dia 28 decorreu uma pequena cerimónia de inauguração do espaço.



Contamos com a presença da Dra. Maria João Castro, Coordenadora Concelhia das Bibliotecas de Gaia; Eng. Joaquim Barbosa, Presidente da APEODIMA; Adelina Gusan, Vice-Presidente da Associação de Estudantes; Eng. Patrocínio Azevedo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gaia; e Dr. Serafim Correia, Diretor do AEDM.

      

      



Foi um fim de tarde muito agradável com momentos culturais magníficos. Obrigada à Luana, Sofia, Bárbara, Natacha e Ricardo pelas leituras.




E obrigada à Francisca e à Estrela, que nos brindaram com duas peças musicais, em violino e flauta transversal, respetivamente. (clicar na imagem)





Outubro de 2022:

Após a disponibilização da verba, foi necessário escolher o mobiliário e proceder à sua encomenda. O mesmo se passou com o equipamento.



Dezembro de 2022:

A impressora 3D já chegou à Biblioteca...






Algum mobiliário (mesas e cadeiras) também foi entregue... Muito colorida que está a ficar a nossa Biblioteca.



Uma das estantes para o cantinho do Pré-escolar e 1.º Ciclo:




Fevereiro de 2022:

Pusemos mãos à obra... mais uma estante disponível no espaço requalificado.






0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.