Projeto PNA


O Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo faz parte do projeto Plano Nacional das Artes deste 2019, ano em que este projeto foi implementado e proposto às escolas.

Mural "Lá na minha escola", da artista plástica Catarina Vaz

O lançamento …

Durante a sua exposição “Community Service”, na Galeria de Arte Diogo de Macedo, a artista plástica Catarina Vaz (ESBAP) iniciou um ateliê coletivo para a construção de um mural em mosaico dedicado ao nosso Agrupamento, a convite do então coordenador do Projeto Cultural de Escola (PCE), Manuel Filipe Sousa, e do diretor, Serafim Correia.

A construção …

A atividade, integrada no Plano Nacional das Artes (PNA), envolveu sete turmas dos ensinos básico e secundário, num total de cerca de 120 alunos, nas diferentes fases do processo – desde a transferência do desenho original para os 40 painéis que constituíram o mural, à preparação / corte dos azulejos por cores, à colagem das pequenas peças de mosaico nas placas, de acordo com a matriz, à aplicação da argamassa e, finalmente, à lavagem de cada uma das placas. Felizmente, conseguimos terminar as peças ainda antes do confinamento, em março.


A montagem …

 Avançou-se com a decisão de montar o mural na futura sala STEAM (sala 1, pavilhão A), projetando-se os próximos 25 anos do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo que se querem marcados pela proximidade, pela diferença e pela inovação.
 Após uma tentativa falhada na interrupção letiva, só recentemente houve condições para voltarmos a trabalhar na colagem dos painéis nas placas de MDF e destas na parede escolhida para a sua colocação.
 Podemos, finalmente, admirar o produto final e encher-nos de orgulho desta tarefa coletiva que nos prova que juntos nos conseguimos surpreender e superar.
Parabéns, Catarina! Parabéns aos alunos participantes dos 8ºD, 9ºD, 9ºE, 9ºF, 9ºG, 10ºC e 11ºC (2019/20)!

A coordenadora do PCE,
Mª João Vieira de Freitas


0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.