Projeto "Escola Azul"


No ano de 2019, o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo passou a fazer parte da família Escola Azul.


O nosso projeto - Do Douro ao Mar

A localização geográfica do Agrupamento que serve quatro freguesias (União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma): proximidade com o rio Douro (já quase na foz) e afluentes (Uíma e Febros), e proximidade com a barragem de Crestuma-Lever fazem do tema “Mar” o mote perfeito para envolver os alunos em atividades de Leitura e Escrita, indo ao encontro das suas vivências e experiências em comunidade.


"The Legendary"

Em novembro de 2019, soubemos de um barquinho, um mini-veleiro chamado The Legendary, que tinha dado à costa em Portugal. A equipa nacional Escola Azul lançou um desafio às Escolas Azuis: quem estivesse interessado em acolher este mini-veleiro para o preparar para nova viagem, deveria mostrar por que razão seriam a escola merecedora de tal privilégio.

Ora, a ideia entusiasmou-nos e quisemos o barquinho para nós. A candidatura foi feita, a vontade era muita e, no Dia do Mar, a 16 de novembro, recebemos a boa notícia quando estávamos numa ação de limpeza  na praia de Crestuma.
A alegria foi imensa, a responsabilidade também cresceu... O The Legendary viria até ao norte do país, até Olival!!!

Clica na imagem e acede à história completa do nosso barquinho...


No ano letivo de 2020/2021, a turma do 7.ºB, da Escola Básica do Olival, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, abraçou a temática da Escola Azul e desenvolveu um vídeo sobre a importância da reciclagem.




0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.