domingo, 7 de abril de 2019

PLASTICOLOGIA MARINHA

Nos dias 27, 28 e 29 de março e 1 e 4 de abril, os alunos das EB de Arnelas, São Miguel, Igreja 2 (4º ano), Urbano Santos Moura (2º ano), Igreja e Lavadores (1º, 2º e 3º ano) e todas as turmas do 2º ciclo da Escola Básica de Olival estiveram presentes numa sessão sobre "Plasticologia Marinha", dinamizada pelo Oceanário de Lisboa.
Esta atividade insere-se no projeto Escola Azul - Do Douro ao Mar.


Os alunos foram alertados e sensibilizados para a problemática do excesso de plástico existente nos oceanos e como podemos alterar o nosso quotidiano para ajudar a resolver ou minimizar este problema.

Os formadores começaram por apresentar vários objetos que se podem encontrar nas praias e mostraram a diferença entre lixo e objetos naturais. Um desses objetos foi o da imagem seguinte - um ovo de tubarão, que se pode encontrar junto das rochas.


Durante as sessões, os alunos realizaram algumas tarefas, como limpar uma praia; imaginaram que eram um peixe e tinham de se alimentar, evitando os microplásticos; analisaram um animal e verificaram se tinha ingerido plásticos; e um pequeno jogo sobre a alimentação de um tubarão.




 

No final, lembraram os 3 R's, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, mas aprenderam que também é necessário Recusar (dizer não ao plástico descartável) e Reeducar (é importante passar a palavra sobre o que ouviram e alertar os familiares em casa sobre este tema).




0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.