domingo, 22 de novembro de 2020

DIOGO DE MACEDO - EB URBANO SANTOS MOURA (1º e 2ºano)

 Atividade de comemoração dos 131 anos de Diogo de Macedo (1889-1959)

Dia do Patrono – Diogo de Macedo

Diogo de Macedo destaca-se como um dos mais importantes escultores da primeira geração de artistas modernistas portugueses, contudo, a sua obra não se resume apenas à escultura mas também passou pelo desenho, gravura, pintura e escrita (crítico de arte).

Neste sentido, as turmas do 1º e 2º ano, sob orientação das professoras Emília Cruz e Ana Geada, da Escola Básica Urbano Santos Moura, desenvolveram um projeto de reinterpretação de um quadro de Diogo Macedo.

Nesta pintura, é notória a influência do italiano Amadeo Modigliani com quem Diogo Macedo conviveu em Paris e que muito admirava. Esta obra está datada de 1917 e encontra-se atualmente na coleção do Museu Calouste Gulbenkian.

Para desenvolver este trabalho, começámos por ampliar a imagem original até uma dimensão de cerca de um metro. Entretanto, à luz da janela, copiaram-se as linhas principais para papel vegetal. De seguida, dividimos a imagem em vários retângulos, um por aluno. Todos participámos! Pintámos, a lápis de cor cada retângulo, mas sempre sem saber quem tinha a parte que seria unida à nossa. Por isso, cada um escolheu as cores a seu gosto. No final, montámos tudo como num puzzle, colámos em cartolina preta e o resultado foi muito interessante!



   





0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.