terça-feira, 14 de abril de 2020

ESTUDAR E APRENDER A PARTIR DE CASA




Desde o dia 16 de março, passaste a trabalhar de uma forma diferente e a tua casa passou também a ser a tua escola! Agora que já sabemos que no 3º período a situação se vai manter, é preciso que penses um pouco em como te vais organizar. Estás em casa, e até talvez estejas acompanhado por algum dos teus pais, mas não estás sem trabalho, e tens de criar novas rotinas e novas regras.



Para te ajudar, aqui ficam algumas sugestões:

1. Arruma e arranja o teu quarto, o teu escritório ou outra divisão da casa de forma a poderes trabalhar calmamente, sem te distraíres.
Podes aproveitar para separar coisas que já não usas e de que já não precisas, podes pôr no lugar o que não está arrumado.
Toda a gente vai ficar muito contente e tu vais sentir-te muito bem!


2. Deves fazer um horário a partir do que vais receber da tua diretora de turma, marcando momentos de trabalho escolar, de leituras, de brincadeiras... Embora com flexibilidade, tenta cumpri-lo, para que o tempo seja aproveitado.




3. Tenta ao máximo manter as atividades que tinhas, mas sem sair de casa, claro! Se fazias desporto, utiliza a sugestão da professora de Educação Física para te manteres em forma física. Se andas na música não deixes de treinar todos os dias um bocadinho. Se estudas canto, oferece um espetáculo à tua família. Podes fazer bolachas para todos lancharem; podes preparar um presente para oferecer aos avós quando se reencontrarem…  
Enfim, há muitas atividades que podem encher o teu dia!


4. Se os teus pais estiverem em teletrabalho, tenta não os interromper, para que cumpram bem a sua função, concentrados como deve ser.


5. Cada um pode arranjar um cartão-semáforo, com verde de um lado e vermelho do outro. Quando podem falar, colocam o lado verde para cima; quando não querem ser interrompidos de maneira nenhuma, põem o vermelho à vista. Podem usar a mesma ideia para pendurar na porta do quarto.


6. Se for possível, tu deves ficar a estudar numa divisão da casa e os teus irmãos ou pais noutra. Se não for possível, combinem entre todos as regras de funcionamento do vosso espaço comum, o vosso “escritório”. Até podes fazer um cartaz com o que decidiram e colocá-lo na parede!

7. Tal como na escola não podes ter o telemóvel ligado durante as aulas, em casa segue a mesma regra. Vais ver como o trabalho se faz mais depressa e melhor.

8. Faz intervalos no estudo, como farias se estivesses na escola.


9. Combina com os teus amigos um momento do dia para falares com eles, através das redes sociais ou da Internet. Já pensaste nas mil e uma coisas que podem fazer? Por exemplo, podem combinar fazer uma festa de dança, cada um dançando em sua casa, a verem-se uns aos outros! Marcar a «hora do lanche», como se estivessem num intervalo da escola, para porem a conversa em dia: uma dentada no pão, uma piada… Mas cuidado, esta não pode ser a única ocupação do dia!


10. Pede aos teus pais para arranjarem uma altura do dia em que façam uma atividade contigo.

 



Passar muito tempo num mesmo sítio e com as mesmas pessoas nem sempre é fácil! Às vezes parece que a paciência começa a esgotar-se, surgem atritos…Ora, é tarefa de todos fazer com que esse tempo se passe da melhor forma possível. E tu tens que contribuir para isso.Nesta ficha, ficam algumas sugestões. Além destas, porque não descobrires tu próprio outras coisas a fazer?

Adaptado de VISÃO JÚNIOR, 16.03.2020


Vai ser um 3º período diferente, mas juntos vamos conseguir!!

0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.