quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Concurso das Quadras de S. Martinho 2015

Concurso no âmbito da comemoração do Dia de S. Martinho.
Foram muitos os participantes. Parabéns a todos!



5ºANO – 1º PRÈMIO

Quadras de S. Martinho
S. Martinho meu amigo
Protege-me com a tua capa,
Não me deixes ficar sozinho
Nesta longa etapa.
S. Martinho meu amigo
Ajuda-me a ser feliz,
"Olhar o Outro" como irmão
E a aprender como sempre quis.
S. Martinho meu amigo
Dá-me a coragem que preciso,
Para enfrentar os meus medos
e a ter sempre juízo.
Matilde Brandão

(Nancy)

5ºANO – 2º PRÈMIO

É Dia de S. Martinho

É Dia de S. Martinho,
É dia de festejar.
O meu pai foi comprar castanhas
Para eu as poder assar.

Toda a gente da família
Comeu as castanhas até ao fim.
Como cheguei um pouco tarde,
Nem uma migalhita sobrou p’ra mim.

Fui à minha antiga escola
E vi a minha professora.
Saltei na fogueira com os pequenitos
E tropecei numa vassoura.

Enfarrusquei a minha cara
Ai, que grande trapalhada!
Os pequenitos olharam para mim
E riram-se à gargalhada.

Foi um dia bem passado,
Em que ninguém ficou sozinho.
Foi um dia maravilhoso,
O meu Dia de S. Martinho.
  
Catarina Machado                                                                                                                            
(Safira)

5ºANO – 3º PRÈMIO

S. Martinho

Chegou o dia de S. Martinho,
Vamos festejar, cantar e dançar.
Com castanhas a assar, quentinhas,
O nariz vamos enfarruscar.

À volta da fogueira
Vamos lá todos louvar,
Esse glorioso guerreiro
Que soube o que é partilhar.

Num dia de muita chuva,
Num dia de nevoeiro,
Abrigou um mendigo
Cortando a sua capa ao meio.

S. martinho, sorrindo, partiu
E um milagre aconteceu:
Do céu as nuvens saíram
E um sol maravilhoso apareceu.

Mariana Sá
(Violeta)

6ºANO – 1º PRÈMIO

S. Martinho

S. Martinho festejado
Por todos no arraial
Não venha dia molhado
Senão a fogueira arde mal.

Vai a rapaziada da aldeia
Troncos e ramos amontoar,
Acende, alegre, a fogueira
E mete castanhas a assar.

As mulheres prestam atenção
Às castanhas e ao braseiro.
Cantam com devoção
Ao S, martinho padroeiro.

E o lavrador generoso
Oferece com satisfação
Seu vinho tão saboroso
Para aquela ocasião.

Joana Couto
(Ondinha)

6ºANO – 2º PRÈMIO

QUADRAS DE S.MARTINHO
O outono já chegou,
S. Martinho vai chegar,
Por isso amigos ouriços,
Vamos lá saltitar.
O outono já chegou,
S. Martinho vai chegar,
Com ele venha o sol,
Para o dia alegrar.
S. Martinho amigo,
Tu estás a chegar,
Contigo trazes castanhas e vinho,
Para nos alegrar.
S. Martinho já chegou,
Contente eu estou,
Castanhas vou comer,
Vinho doce vou beber.
Dylan Silva
(Martinho)

6ºANO – 3º PRÈMIO

QUADRAS DE S.MARTINHO
No dia de S. Martinho
Castanhas assar
Neste dia bonitinho
Vinho vamos provar
No outono há castanhas
Comemo-las quentinhas
Andamos à volta da fogueira
Enfarruscamos as carinhas
Vamos fazer uma festa
Vamos cantar e dançar
Vamos chamar o outono
E S. Martinho para festejar
Márcio Oliveira
(Dr.)

0 comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.