No dia 14 de março, Dia do Pi (3,14), foram expostos na Biblioteca diversos trabalhos de pesquisa sobre a magia deste número especial, desenvolvidos pelos alunos do 2º ciclo, na disciplina de Matemática.
Ler é um prazer!...
Estamos abertos das 8h25 às 16h30
Marcus Cícero
Uma casa sem livros é como um corpo sem alma.
Jorge Luís Borges
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
quinta-feira, 21 de março de 2019
CANTINHO DA METEOROLOGIA
Os alunos do 7º ano, no âmbito da disciplina de Geografia, têm consultado a página do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e publicam, semanalmente, o “estado do tempo” previsto para a nossa região.
No placard, do lado direito, na entrada do pavilhão B, podem ver diariamente as previsões meteorológicas para esse dia e para os dias seguintes, até ao próximo Domingo.
SEMANA DA LEITURA: 100 ANOS DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
A Biblioteca da Escola Básica de Olival associou-se às comemorações dos 100 de Sophia de Mello Breyner Andresen e, durante toda a Semana da Leitura, esteve patente uma exposição com livros da autora e diversos objetos alusivos ao mar, uma das suas paixões...
SEMANA DA LEITURA: ENTREGA DE PRÉMIOS
A Semana da Leitura terminou com uma noite cultural na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo.
De forma a premiar o empenho e participação dos nossos alunos nas diversas atividades relacionadas com a leitura, procedeu-se à entrega de diversos prémios, como Concursos de Leitura Expressiva do 2º ciclo, Concursos de Leitura Expressiva de Português, Inglês e Francês, para os alunos do 3º ciclo e secundário, Olimpíadas de Português e Concurso Nacional de Leitura (Fase escolar).
Foram também entregues os prémios e diplomas aos participantes do Concurso de Presépios.
Para finalizar, os alunos do Clube de Leitura leram expressivamente alguns dos poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen que selecionaram previamente e que são reveladores das temáticas da poetisa de quem se celebra, este ano, os 100 anos de nascimento.
Parabéns a todos os alunos!!
segunda-feira, 18 de março de 2019
SEMANA DA LEITURA: STORYBIRD
No último dia da Semana da Leitura, a Biblioteca recebeu os alunos da educação inclusiva para apresentarem pequenas histórias que elaboraram, utilizando a ferramenta storybird, com a colaboração das professoras Angelina Freitas e Fernanda Mota.
Convidámos as turmas destes alunos para assistir a este momento muito especial.
Aqui ficam as histórias apresentadas:
- "Gatos Apaixonados", por Toni Monteiro e Cátia Almeida - 7ºB
- "O ouriço Nemo que só queria brincar", por Ricardo Sá - 7ºA
- "O melhor amigo do Tiago", por Juliana Valadares - 6ºF
- "O dragão Quico", por Domingos Rocio - 6ºD
Parabéns!! Foram fantásticos!!
SEMANA DA LEITURA: PAIS A LER
Na Semana da Leitura desafiamos a Associação de Pais, APEODIMA, a fazer uma pequena surpresa a algumas turmas, com uma pequena leitura por parte de alguns Pais/Encarregados de Educação.
O desafio foi aceite pela Sandra Sequeira, que partilhou duas leituras com as turmas dos seus educandos, 7º D e 5º F, no dia 13 de março.
A Susana Oliveira também acedeu ao nosso pedido e no dia 15 de março surpreendeu a turma do 5º C.
Muito obrigada por esta colaboração e partilha da importância da leitura com os nossos alunos.
SEMANA DA LEITURA - HORA DO CONTO
Integrado na Semana da Leitura, no dia 12 de março, a professora bibliotecária deslocou-se aos Jardins de Infância das Hortas e de Painçais, para contar a história "Uma onda pequenina", de Isabel Minhós Martins.
Aproveitando o facto de o Agrupamento estar no projeto Escola Azul, "Do Douro ao Mar", os alunos mais pequeninos foram sensibilizados para a problemática da poluição dos mares e da responsabilização de cada um. Abordamos também os cuidados que cada um deve ter quando frequenta a praia.
Todos os alunos estiveram muito atentos e mostraram que já conhecem o mundo fascinante dos oceanos.
quinta-feira, 14 de março de 2019
SISTEMA SOLAR NA EB DE SÁ
Inserido no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, os alunos do 4º ano da Escola Básica de Sá, Sandim, juntamente com as suas famílias, realizaram uns excelentes trabalhos sobre o Sistema Solar.
Parabéns a todos pelo empenho e dedicação!!
SEMANA DA LEITURA: DIA L
Para que a importância da leitura nunca seja esquecida, todo o Agrupamento, pelas 10h do dia 14 de março, fez uma pausa para ler. Não interessou a forma como o fez, o importante foi ler.
SEMANA DA LEITURA: CONCURSOS DE LEITURA EXPRESSIVA
Durante a Semana da Leitura realizaram-se Concursos de Leitura Expressiva de Francês, Português e Inglês, para os alunos do 3º ciclo e ensino secundário, na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo.
Parabéns a todos os alunos participantes!!
A entrega de prémios é no dia 15 de março, às 21h30, na Biblioteca da Escola Sede.
HORA DO CONTO: PARCERIA COM 10º C
Nos dias 27 de fevereiro e 8 de março realizou-se uma Hora do Conto muito especial, uma vez que as professoras bibliotecárias tiveram a colaboração de alguns alunos do 10º C. No âmbito do DAC da turma, Experiências Intergeracionais, os alunos participaram nesta aventura de ir contar uma história a algumas Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância.
Assim, no dia 27 de fevereiro, a professora Isabel Pereira teve a companhia dos alunos Bruna, João Sequeira, Juliana e André, e da professora de Francês, Mª João Freitas, na visita às EB das Hortas e Portelinha. No dia 8 de março, visitaram as EB de Sá e Igreja 2, acompanhados também pela diretora de turma, Elisabeth Monteiro. A história lida foi "Dona Bruxa Gorducha", de Anabela Mimoso.
No final, os alunos foram desafiados a fazer uma ilustração da história e/ou escrever um final diferente da mesma. Aqui fica o registo de alguns trabalhos.
EB das Hortas - 4º ano
EB das Hortas - 3º ano
No dia 27 de fevereiro, a professora Rosário Meireles teve a companhia dos alunos Catarina Tavares e João Oliveira, na visita às EB/JI de Gestosa e JI de Gondesende. No dia 8 de março, a professora Mª João Freitas, com os alunos António Brito e João Teixeira, visitaram os JI de Seixo-Alxo e Arnelas. A história escolhida foi "Uma onda pequenina", de Isabel Minhós Martins.
Uma vez que o Agrupamento integra o projeto Escola Azul, desafiamos o grupo turma a realizar uma atividade de continuidade, orientada para a preservação do mar e da orla costeira, com a decoração de uma cartolina, usando o desenho, pintura ou colagens. Em breve apresentamos os trabalhos desenvolvidos.
quarta-feira, 13 de março de 2019
SEMANA DA LEITURA: LITERACIA 3Di
No dia 13 de março, da parte da tarde, realizou-se a 2ª fase do concurso Literacia 3Di, uma iniciativa da Porto Editora, na Escola Secundária Garcia da Horta, no Porto.
Os alunos Fábio Chen (5ºB), na Matemática, Edgar Cruz (6ºG), na Ciência, Carolina Dias (7º F), na Leitura, e Sérgio Filipe (8ºD), no Inglês, foram os representantes do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo.
Depois de realizadas as provas, os alunos receberam os certificados de participação e uma oferta da Porto Editora.
Parabéns a todos!!
SEMANA DA LEITURA: CONCURSO LEITURA EXPRESSIVA 2º CICLO
A Semana da Leitura teve início no dia 11 de março e os alunos do 2º ciclo participaram no Concurso de Leitura Expressiva de Português.
Foram selecionados dois alunos por turma: um teve a função de jurado e outro de leitor.
Os alunos do 6º ano leram excertos do livro "A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aqui ficam algumas leituras...
Os alunos do 5º ano realizaram a prova no dia 13 e leram excertos do livro "A Menina do Mar", também de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A escolha recaiu nesta poetisa, como forma de homenagem, uma vez que se comemoram os 100 anos do seu nascimento.
Aqui ficam registos dessas leituras...
A entrega de prémios é no dia 15 de março, pelas 21h30, na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Apareçam!!
Os alunos do 6º ano leram excertos do livro "A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Aqui ficam algumas leituras...
Os alunos do 5º ano realizaram a prova no dia 13 e leram excertos do livro "A Menina do Mar", também de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A escolha recaiu nesta poetisa, como forma de homenagem, uma vez que se comemoram os 100 anos do seu nascimento.
Aqui ficam registos dessas leituras...
Parabéns a todos pelo seu desempenho!!
A entrega de prémios é no dia 15 de março, pelas 21h30, na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo. Apareçam!!
SEMANA DA LEITURA: FINAL OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS
Integrada na Semana da Leitura, realizou-se hoje a final das Olimpíadas de Português na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo.
As equipas das turmas do 7º F, 8º C e 9º G realizaram a prova da 3ª e última fase, que consistiu na leitura expressiva de um texto dramático e de um texto poético e de uma produção escrita.
Todos os alunos abraçaram os desafios lançados com muito empenho e estão de parabéns, pois foram as turmas de cada ano a chegar à final.
A entrega dos prémios será no dia 15 de março, sexta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca da Escola Secundária Diogo de Macedo.
Aqui fica uma das leituras do 7º F:
Aqui fica uma das leituras do 7º F:
Parabéns!!
domingo, 3 de março de 2019
CARNAVAL NA EB SÃO MIGUEL - ESCOLA AZUL
No dia 1 de março os alunos da EB de São Miguel apresentaram as suas máscaras de Carnaval, desenvolvidas no âmbito do projeto Escola Azul - "Do Douro ao Mar".
Do Douro ao mar
todos juntos fomos pescar
da massa, ao arroz,
até a lã ao baú fomos buscar
depois de reciclar, transformar,
recriar e até brincar
as nossas máscaras estão prontinhas,
mas não para assustar!
Parabéns pelo trabalho desenvolvido!!

















































