Ler é um prazer!...

Estamos abertos das 8h25 às 16h30

Marcus Cícero

Uma casa sem livros é como um corpo sem alma.

Jorge Luís Borges

O livro é uma extensão da memória e da imaginação.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

SEMANA DA INTERNET SEGURA



A Semana da Internet Segura começou no dia 4 de fevereiro com a professora bibliotecária a fazer um pequeno jogo, utilizando o kahoot, na turma do 5º H, em articulação com a professora de TIC, Olga Freitas. Os alunos começaram por visualizar dois pequenos vídeos, alertando para alguns dos cuidados a ter na utilização da Internet e redes sociais.





  • Cuidado com o que partilhas, uma vez que não sabemos quem é que vai ver;
  • Protege a tua reputação;
  • Deves ser simpático com os outros;
  • Nem tudo é verdade, só porque está online;
  • Nem toda a gente é quem afirma ser;
  • Se não farias uma coisa pessoalmente, então não o devias fazer online.

 


A semana terminou com a presença da Escola Segura na biblioteca. Os agentes Andrade e Vieira conversaram com os alunos do 5º ano, alertando-os  para alguns dos perigos das redes sociais e cuidados que cada um deve adotar para poder navegar em segurança na Internet.








Durante todo o mês de fevereiro, os Diretores de Turma e professores de Cidadania, com as suas turmas, poderão refletir sobre as suas ações quando utilizam a Internet e Redes Sociais e dar dicas em diversas situações propostas no padlet seguinte:

Feito com Padlet

SENSIBILIZAÇÃO: DÁDIVA DE SANGUE


Nos dia 4 e 5 de fevereiro, as turmas do 6º ano, na disciplina de Ciências Naturais, deslocaram-se à Biblioteca para assistirem a uma sessão de sensibilização sobre a importância de dar sangue.

Conceição Araújo, técnica do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP, do Porto, alertou os alunos para os cuidados que devem ter para serem futuros dadores de sangue, explicou os diferentes componentes do sangue e a sua função, e, durante as sessões, esclareceu as dúvidas dos nossos alunos sobre esta temática.



quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

PORDATA KIDS NA EBO

No dia 21 de janeiro, as turmas do 6º G e 6º H, participaram na Formação Pordata Kids dinamizada pela Dra. Mariana Campos, numa parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos e da Rede de Bibliotecas Escolares.



Os alunos envolvidos tiveram o primeiro contacto com esta formação no 1º ciclo. Neste momento, puderam aprofundar e aprender como tirar mais partido do site Pordata. O grande objetivo é fornecer aos alunos ferramentas para que se tornem pessoas mais bem formadas e bem informadas.

No final da sessão, a turma foi dividida em dois grupos e participaram num pequeno jogo "Perguntas à solta", de forma entusiasta. De forma a poderem partilhar esta experiência com os seus familiares em casa, Mariana Campos ofereceu um exemplar do jogo a cada aluno.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

"UM BEIJO PARA O PAI NATAL" - TRABALHOS

Durante o mês de janeiro, estiveram expostos na Biblioteca Escolar os trabalhos desenvolvidos pelos meninos dos Jardins de Infância de Urbano Santos Moura, Igreja 1, Sá e Portelinha após ouvirem a história "Um beijo para o Pai Natal", dinamizada pelas professoras bibliotecárias no mês de dezembro.





Obrigada às Educadoras pela colaboração e a todos os meninos pelo seu empenho e dedicação.



sábado, 19 de janeiro de 2019

À CONVERSA COM... JOÃO CUNHA E SILVA


Nos dias 15 e 17 de janeiro, da parte da tarde, a Biblioteca da Escola Básica de Olival recebeu João Cunha e Silva. O João é de Crestuma, um antigo aluno da escola e que, que além de ser professor, tem vários livros editados para o público infanto-juvenil.


O João veio conversar com os alunos do 5º ano sobre a importância da leitura e do fascínio dos livros. Os alunos foram bastante participativos, colocando várias questões sobre as suas histórias e as personagens dos seus livros.


No final das sessões, os alunos puderam pedir um autógrafo e levar para casa uma recordação deste dia diferente. O desejo foi, e será, sempre de "Boas leituras"!



Como forma de agradecimento pela disponibilidade do João para esta partilha, oferecemos o livro "Com o pé na terra", de 2015, da responsabilidade do Agrupamento de Escola Diogo de Macedo, com vários textos e ilustrações da autoria dos alunos de todo o agrupamento.


quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

FAÇA LÁ UM POEMA


Se és aluno do 3º ciclo, participa no concurso "Faça Lá um Poema" do Plano Nacional de Leitura.

Inspira-te na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, (este ano comemoramos 100 anos do seu nascimento!) e sê original no tema e na redação do texto. 

Os textos devem ser entregues até ao dia 10 de fevereiro na Biblioteca Escolar.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 23 de março de 2019.


Consulta aqui o regulamento.


CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS DE GAIA - 2019



Já arrancou o Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. Os trabalhos devem ser entregues na Biblioteca Escolar até ao dia 15 de março.

Convidamos toda a comunidade educativa a participar: alunos, professores, auxiliares, pais, encarregados de educação...

Consultem aqui o regulamento, que também está disponível na Biblioteca.

E ficamos à espera que revelem o vosso lado poético!!


PARTICIPA!!


LITERACIA 3Di - Apurados Fase Distrital

Os alunos do AEDM participaram, nos dias 20, 23 e 28 de novembro de 2018, nos desafios lançados pela Porto Editora. Os seus conhecimentos foram desafiados nas áreas da matemática, ciência, leitura e inglês.

Os apurados para representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Distrital, a decorrer de 11 a 22 de março de 2019, são:

Matemática - Fábio Chen (5º B)

Ciências - Edgar Cruz (6º G)

Leitura - Carolina Dias (7ºF)

Inglês - Sérgio Filipe (8º D)

Parabéns!!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

FELIZ NATAL!!


Chegamos ao final do 1º período e os alunos foram desafiados a decorarem o painel da biblioteca com algumas tradições da época natalícia. Mais uma vez, o resultado foi muito positivo, com a divulgação de algumas tradições portuguesas, inglesas e francesas.

No último dia de aulas, dia 14 de dezembro, a biblioteca recebeu as turmas do 5º A, 5º B, 5º H, 6º A, 6º B, 6º C, 6º D, 6º E e 6º G, com o professor de Educação Musical, Luís Pacheco, que encheram o espaço de alegria e música de Natal.



Aproveitamos para desejar a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um excelente 2019, cheio de saúde, paz, respeito, compreensão e trabalho.

Aqui fica a nossa árvore de Natal, construída pelas professora da Educação Especial, Ângelina Freitas, Fernanda Mota e Rosa Costa, e com a colaboração dos alunos Cátia Castro, Sara Rossio, Paulo Rebelo, Toni Monteiro, Carlos Monteiro, Leandro Amorim, Juliana Valadares, Lara Relvas, Domingos Rocio e Ricardo Godinho.

Obrigada a todos. Excelente trabalho!!


sábado, 15 de dezembro de 2018

HORA DO CONTO - NATAL


Nos dias 6, 11 e 13 de dezembro, as professoras bibliotecárias do AEDM, prof. Isabel Pereira e prof. Rosário Meireles, visitaram os JI de Urbano Santos Moura, Portelinha, Sá e Igreja 1 para contarem a história "Um beijo para o Pai Natal", de Elisabeth Coudol.

O teatro de sombras foi a técnica utilizada para divertir estes meninos e meninas; que bom foi ouvir os seus risos e receber os seus abraços no fim da história...


    


Os meninos do JI de Urbano Santos Moura cantaram uma música de Natal. 





Obrigada a todos e Feliz Natal!!

70 anos DECLARAÇÃO UNIVERSAL dos DIREITOS HUMANOS


No passado dia 10 de dezembro a Escola Básica de Olival associou-se às comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os docentes sensibilizaram os seus alunos, sobre a importância de valorizar, respeitar, defender e promover os direitos humanos.

Pelas 10h, todas as turmas (24) juntaram-se no campo de jogos para formar uma palavra humana. A escolhida foi EDUCAÇÃO, Artigo 26º.




Na biblioteca foi construída uma "árvore" com os 30 direitos...


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLAR - 2º E 3º CICLO


No dia 12 de dezembro, 55 alunos do 2º e 3º ciclo participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca da Escola Básica do Olival. Os alunos leram as obras "O dia em que mataram o Rei", de José Jorge Letria, e "Quero ser outro", de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, respetivamente.



Os alunos apurados e que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:
  • 2º ciclo:
    • Maria da Cunha Moreira, 5º B
    • Afonso José Martins de Azevedo, 6º G

  • 3º ciclo:
    • Sara Lourenço, 7º C
    • Beatriz Guerra, 8º C


Parabéns a todos os participantes!!

JOGO "1º DEZEMBRO" - 6º ANOS


Para lembrar o feriado do dia 1 de dezembro, nos dias 3, 7 e 10 de dezembro, os alunos do 6º ano, acompanhados pelos professores de História, foram à Biblioteca realizar um jogo sobre a Restauração da Independência.



Cada turma foi dividida em cinco grupos e, com uma disputa saudável, os alunos mostraram o que já tinham aprendido na disciplina de História sobre esta data importante.




quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLAR - 1º CICLO


Fase Escolar- 1º ciclo

No passado dia 4 de dezembro, os alunos das Escolas Básicas de Sá, Igreja 2 e Igreja e Lavadores participaram na fase escolar do Concurso Nacional de Leitura. Tivemos 55 alunos a prestar prova.



  

Nestas visitas, vimos algum do trabalho desenvolvido pelos alunos no estudo da obra "O segredo do rio", de Miguel Sousa Tavares.



Pequena peça de teatro por um grupo de alunos da EB de Igreja 2:




Os dois alunos vencedores, que irão representar o Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo na Fase Municipal, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, são:

  • Catarina Costa Silva - EB de Sá
  • Tomás Matos Costa - EB de Igreja e Lavadores


Parabéns a todos!!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

THANKSGIVING DAY


No sentido de descobrirem tradições/dias festivos menos conhecidos, as professoras de Inglês do 2.º ciclo desafiaram os alunos a pesquisar e elaborar trabalhos sobre o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), uma tradição americana e canadiana.Os trabalhos foram expostos na biblioteca (local do costume!!).

Eis o resultado!


Agradecemos a participação!