Já foram selecionadas as obras para a fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura. Consulta a imagem associada a esta mensagem.
Ler é um prazer!...
Estamos abertos das 8h25 às 16h30
Marcus Cícero
Uma casa sem livros é como um corpo sem alma.
Jorge Luís Borges
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
quarta-feira, 8 de março de 2017
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA FASE DISTRITAL
quarta-feira, março 08, 2017
No comments
Já foram selecionadas as obras para a fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura. Consulta a imagem associada a esta mensagem.
quinta-feira, 2 de março de 2017
LIVRO DO MÊS - A ÁRVORE DE PAPEL
quinta-feira, março 02, 2017
No comments
Este é um conto fantástico que narra a
história de uma revolta dos objetos. Os objetos só acordavam com o silêncio da
noite e o sítio onde estacionavam era como se fosse o espelho de uma qualquer
cidade cujo coração bate com os acontecimentos, as alegrias e as tristezas de
cada habitante. Uma noite, os objetos ouviram um choro magoado e descobriram
que os livros, seus vizinhos, estavam com muitas, muitas saudades das suas
mães...
https://www.wook.pt/livro/a-arvore-de-papel-jose-vaz/49069,
MARÇO - VERDE!
quinta-feira, março 02, 2017
No comments
Primavera!
Verde com explosões brancas e
rosa das árvores em flor!
Verde da nova vida, do
ressurgir da cor!
Verde dos campos brilhantes
do sol que retorna em calor!
E as aves… as aves de novo!
Vem à Biblioteca e, logo que
entres, olha o verde à tua esquerda e lê, lê!...
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
EXPOSIÇÃO
quarta-feira, fevereiro 22, 2017
No comments
Está presente na nossa Biblioteca uma exposição de máscaras de Carnaval.
O 5.º D apresenta máscaras realizadas a partir de materiais recicláveis; o 5.º
C trouxe máscaras tridimensionais e o Clube das Letras brinda-nos com algumas máscaras
de baile.
Visita-nos e desfruta!
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
SEMANA DA INTERNET SEGURA
quinta-feira, fevereiro 02, 2017
No comments
Entre os dias 6 e 17 de fevereiro, decorrerá na nossa Biblioteca a Semana de Internet Segura. Durante duas semanas, as turmas de 5.º e 7.º ano visitarão a Biblioteca Escolar para participarem na atividade, conforme o escalonamento que aqui publicamos.
Esperamos que a visita seja proveitosa e agradável.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
FEVEREIRO=FANTASIA A CORES
quarta-feira, fevereiro 01, 2017
No comments
Fevereiro das cores, da fantasia, do Carnaval! Vermelho, verde, amarelo…
A primavera não tarda, o sol já aquece, as primeiras flores brotam das árvores que acordam do longo e frio inverno.
Os sorrisos renascem, a alegria espreita… as leituras renovam-se!
Vem à Biblioteca, e espreita o escaparate da entrada. Lê, lê!...
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - VENCEDORES
quarta-feira, janeiro 25, 2017
No comments
Parabéns às vencedoras!
A entrega de prémios realizar-se-á na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, à noite, em simultâneo com a inauguração da exposição na Galeria Diogo de Macedo.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
HORA DO CONTO
quinta-feira, janeiro 19, 2017
No comments
A nossa Professora Bibliotecária. Dr.a Sofia Dias, vai realizar uma enorme «maratona» por todas as escolas de 1.º Ciclo e JI que se inscreveram na atividade «Hora do Conto».
A obra escolhida é «Era uma vez um cão», de Adélia Carvalho.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
JANEIRO=BRANCO
quarta-feira, janeiro 18, 2017
No comments
Mês de janeiro, mês de frio, mês de
branco…
À entrada da nossa Biblioteca, no
escaparate, podes ver uma escolha de obras cujo ponto comum é a cor!
As capas são brancas, brancas de
neve, brancas de janeiro…
Agarra numa delas, folheia-a,
descobre-a, lê-a…
Quando saíres levarás algo mais
contigo!
Boas leituras!
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
LIVRO DO MÊS JANEIRO - OS DA MINHA RUA - ONDJAKI
quinta-feira, janeiro 05, 2017
No comments
Como num filme, sempre me
acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste; depois quase
conseguia ver os espaços vazios encherem-se de pessoas que fizeram parte da
minha infância. De repente um jogo de futebol podia iniciar ali, a bola e tudo
em câmara lenta, um dia eu vou a um médico porque eu devo ter esse problema de
sempre imaginar as coisas em câmara lenta e ter vergonha de me dar uma vontade
de lágrimas ali ao pé dos meus amigos.
A escola enchia-se de crianças e até de professores, pessoas que tinham sido de minha segunda classe, da terceira…
Quando alguém me tocava no ombro, as imagens todas desapareciam, o mundo ganhava cores reais, sons fortes e a poeira também.
Ondjaki
A escola enchia-se de crianças e até de professores, pessoas que tinham sido de minha segunda classe, da terceira…
Quando alguém me tocava no ombro, as imagens todas desapareciam, o mundo ganhava cores reais, sons fortes e a poeira também.
http://www.passeiweb.com/estudos/livros/os_da_minha_rua
LIVRO DO MÊS JANEIRO - O FANTASMA DE CANTERVILLE - OSCAR WILDE
quinta-feira, janeiro 05, 2017
No comments
SINOPSE
A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.
https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-fantasma-de-canterville/15429129
sexta-feira, 3 de junho de 2016
Entrega de Prémios do Concurso de Poesia -1ª fase (Agrupamento)
Hoje, na Biblioteca da Escola sede de Agrupamento, procedeu-se à entrega dos prémios do Concurso de Poesia, 1ª fase.
Entregámos cerca de 11 prémios, o que revela uma participação muito ativa neste concurso, que "testa" a sensibilidade e a capacidade de escrita dos participantes.
Parabéns a todos os que participaram e, no próximo ano, poderão tentar novamente a vossa sorte! Até lá!
Entregámos cerca de 11 prémios, o que revela uma participação muito ativa neste concurso, que "testa" a sensibilidade e a capacidade de escrita dos participantes.
Parabéns a todos os que participaram e, no próximo ano, poderão tentar novamente a vossa sorte! Até lá!
Entrega de Prémios do Concurso de Poesia na Biblioteca de Gaia
Ontem, dia 2 de junho, os cinco alunos premiados do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, foram receber os seus merecidos prémios na Biblioteca Municipal de Gaia. A sessão foi presidida pelo sr. diretor da Biblioteca Municipal de Gaia e pela escola organizadora deste concurso, Escola Secundária Gaia Nascente, Oliveira do Douro, na pessoa da dra. Isabel Seca e dr. rafael Tormenta. Na mesa estiveram presentes os elementos do júri, Virgínia Monteiro e Odete Santos, a coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, dra. Maria João Castro e o sr. vereador da Cultura, dr. Delfim Sousa.
A Bárbara Pinto da Escola Básica Igreja Lavadores, a Bruna Lopes, da Escola Básica de Olival, o Rui Silva, a Cassandra Tavares e a Ana Filipa Miranda da Escola Secundária Diogo de Macedo (esta última não pôde estar presente) receberam os prémios referentes ao seu escalão e estão de parabéns por levar mais longe o nome do nosso Agrupamento de Escolas.
Foi uma tarde para celebrar a Poesia e os afectos entre as Escolas de Vila Nova de Gaia, fruto de um trabalho de parceria das Bibliotecas Escolares.
Foi uma tarde para celebrar a Poesia e os afectos entre as Escolas de Vila Nova de Gaia, fruto de um trabalho de parceria das Bibliotecas Escolares.
Muitos Parabéns!!

























