Ler é um prazer!...

Estamos abertos das 8h25 às 16h30

Marcus Cícero

Uma casa sem livros é como um corpo sem alma.

Jorge Luís Borges

O livro é uma extensão da memória e da imaginação.

Mostrar mensagens com a etiqueta 2018; São Martinho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2018; São Martinho. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

CONCURSO: QUADRAS DE SÃO MARTINHO


Este ano letivo tivemos 24 quadras a concurso, distribuídas por três escalões (4º ano, 5º ano e 6º ano).


Parabéns a todos os partcipantes!!


Aqui ficam os resultados com a respetiva quadra vencedora:


  • 1º lugar - 4º ano: Rafael Vieira Maia (turma 1A - EB de Igreja e Lavadores)




  • 1º lugar - 5º ano: Maria João Pinto da Silva (5º A)



  • 1º lugar - 6º ano: Rodrigo Santos da Silva (6º G)


quinta-feira, 15 de novembro de 2018

SÃO MARTINHO


O São Martinho não foi esquecido na Biblioteca da Escola Básica do Olival, com uma pequena mostra de objetos alusivos a esta festa e com trabalhos elaborados pelos nossos alunos, desde o 5º ano até ao 7º ano.



Os alunos foram desafiados a fazerem uma pesquisa sobre a lenda de São Martinho, quadras ou ditados populares. O resultado foi fantástico!

Agradecemos também à turma 1A (4º ano) da Escola Básica de Igreja e Lavadores, que nos presenteou com uns versos originais:

A nossa Lenda de S. Martinho
  
Um dia, ia o jovem Martinho
Romano e valente soldado,
Trajando sua boa capa
Num bonito cavalo montado.

Mas que grande tempestade
O céu negro, o vento intenso
Martinho agarrou-se à capa,
 Pois o frio era imenso.

Avistou, ao pé do caminho
Um pobre que lhe estende a mão.
Mas Martinho nada tem
A não ser bom coração.

Apesar do frio e da chuva
Sua capa cortou ao meio
Para abrigar o mendigo
Da tempestade que veio.

Pelo bom ato do soldado
um milagre acontece
desfaz-se aquele mau tempo,
Um sol brilhante aparece!

O nosso amigo Martinho
mostrou o melhor de si!
e todos batemos palmas
Juntos, agora e aqui!

No dia de S. Martinho
é tradição
comer castanhas
e beber vinho bom.


Parabéns a todos pela participação!!